A diretoria do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) deu posse, nesta terça-feira, 20, aos novos membros da Comissão de Ética Médica da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco.
Assumiram os cargos os médicos Dr. Erisson de Jesus Cavalcante (CRM-AC 1508), Dr. Odilon Rodrigues Santiago Junior (CRM-AC 2290), Dra. Catarina de Oliveira Souza (CRM-AC 648), Dra. Fernanda Cristine de Melo Bardi (CRM-AC 3038) e Dra. Vandrea Câmara Tomas (CRM-AC 1476).
A presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, destacou que a atuação das comissões dentro das instituições é estratégica para garantir o exercício ético da profissão. “As Comissões de Ética Médica são uma extensão do Conselho dentro das unidades de saúde. Têm papel educativo, orientador e também apuram condutas quando necessário. São fundamentais para promover a ética médica no ambiente hospitalar e fortalecer o compromisso com a boa prática profissional”, afirmou.
Durante a reunião de posse, os integrantes da nova comissão ressaltaram o compromisso com a valorização da classe médica e a importância de colaborar para a melhoria do ambiente institucional. Entre os temas mencionados pelos membros estiveram a necessidade de fortalecer as relações entre profissionais, promover um ambiente mais seguro para o exercício da Medicina e contribuir para avanços na qualidade do atendimento prestado aos pacientes.
A Comissão de Ética Médica atua como órgão de apoio ao CRM, com funções educativas e fiscalizadoras, sendo responsável por zelar pelo cumprimento dos princípios éticos na instituição à qual está vinculada.
No último dia 9 de abril, o CRM-AC deu posse à nova Diretoria Clínica da Fundhacre. A médica Amanda Lima Oliveira (CRM/AC 3004) assumiu o cargo de diretora clínica, e a médica Grasiele Novais Antunes (CRM/AC 2741), de vice-diretora clínica.